Como encontrar um Propósito

Falamos anteriormente sobre Empreendedorismo com três artigos que recomendamos a leitura.

Lembre-se, para empreender não pode ter preguicinha. Basta clicar e ler.

Caso ainda não tenha visto, aqui estão:

Agora entraremos em uma série de artigos sobre Propósito.

Tire um tempo para você, pois são artigos que têm muito conteúdo e que nos levam a refletir muito. Porém, não deixa para depois, pra “hora que tiver um tempo”. O tempo de empreender é agora!

Qual é o seu Propósito?

Todo mundo tem seu Valor.Como encontrar um propósito

Todos nós queremos ser reconhecidos por realizações e grandes feitos.

Para isso precisamos realizar e entregar algo de Valor a alguém. Algo que faça o outro sentir gratidão e retribuir o ato. Isso é humano! E mercados são conversações entre pessoas conduzidas em uma voz humana.

Mas como entregar algo sem saber o quê, para quem, como e, principalmente, por quê? Esta será nossa jornada nesta série.

Já antecipo que isso mudará algo em você. Não da forma motivacional, mas da maneira que você passará enxergar ao seu redor. Seja como Empreendedor, empregado ou consumidor. Até mesmo nas relações pessoais. Por isso é fundamental que procure algum lugar calmo, em silêncio, com tempo e de preferência com papel e lápis em mãos para começar a traçar seu caminho.

Depois de entender as diferenças entre os termos sobre Empreendedorismo é neste ponto que começamos a criar algo que mudará definitivamente seu negócio e quem sabe o mundo.

Não veja como algo impossível porque grandes marcas começaram assim e hoje são mundialmente conhecidas porque usaram esta projeção de futuro. Veremos que outras perderam sua essência e tiveram que resgatá-la para continuar.

Como novos Empreendedores, aspirantes ou empresários que desejam alterar o curso do seu negócio para melhor este é o momento para começar esta descoberta ou resgate.

Provavelmente sentirá em algum momento que está em uma sala escura por não conseguir definir o seu Propósito, mas calma, isso é perfeitamente normal e esta descoberta demora um tempo mesmo. Porém, é necessária para entrar em outras salas escuras no futuro.

“Na intersecção de seus talentos únicos com as necessidades do mundo encontra-se a sua vocação” – (Aristóteles, 384 – 322 a.C.).

Esta talvez seja a maior dificuldade dos Empreendedores hoje em dia.

Em um mundo dinâmico, onde tudo toma forma muito rapidamente, mas também se desfaz na mesma velocidade, há um bombardeio de informações e consequentemente explosões de oportunidades é que o Empreendedor fica sem saber onde se esconder ou se esconde em local errado deste bombardeio.

Não é raro encontrar Empreendedores com resultados, porém infelizes. Não é raro encontrar Empreendedores sem resultados e persistindo em algo que nem ele sabe o que é. Também, menos raro ainda o número de empresas e profissionais liberais que encerram suas atividades ou nem começam por não saberem iniciar sua jornada.

Por estes e outros motivos que veremos é que definir o Propósito pessoal aliado ao Propósito do empreendimento faz total diferença colocando no papel e depois em prática a sua ideia, seu sonho e sua essência.

Hoje é comprovado que apenas buscar o lucro não é mais a única razão dos negócios. Só resultados é correr às cegas. É preciso um motivo pra isso. E já que motivo em latim é “causa em movimento” deve haver uma causa.

Jaime Troiano, um dos maiores especialistas de branding do país diz:

“É impossível escapar do que nós somos” (Troiano, 2013).

Ou seja, a essência da sua empresa é você acima de tudo aliada a outros conceitos de administração e marketing. Mas sempre terá que ter de você nela independente do tempo e tamanho.

“Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu levantarei o mundo” (Arquimedes, 287 – 212 a.C.).

O matemático, físico, astrônomo e inventor grego ilustra bem o que somos perante a sociedade.

Se quisermos fazer a diferença teremos que ser este ponto de apoio e a alavanca será nosso Propósito. O que colocamos no contrapeso é a execução do negócio, as metas, estratégias, produtos, serviços etc. Mas tudo funciona em conjunto. É como entregamos nossa essência à sociedade. O nosso Valor e de nossos produtos e serviços. O que antes era apenas “Quanto é?”, hoje, na sociedade conectada em rede e com informações distribuídas a pergunta é: “Por que devo comprar de você?”. Isso muda tudo na concepção de um novo negócio e na condução dele, pois você tem a obrigação de realizar a sua rede.

Como encontrar um Propósito?

O que menos os Empreendedores (entenda sempre como alguém que quer modificar algo. Seja empresário, empregado, estudante ou profissional liberal) sabem responder é o que oferecem de Valor ao próximo.

Isso é um problema muito comum visto em instituições beneficentes. Muitas delas têm trabalhos espetaculares e passam por enormes dificuldades de arrecadação por não conseguirem mostrar o Valor do trabalho à sociedade. Não é só pedir, não é só vender, não é só arrecadar.

Entende o conceito de Valor e a importância da definição do seu Propósito pela sua causa seja ela empresarial ou beneficente?

No caso de empresas atuando com Propósito, os lucros, um dos objetivos, são maiores de que de empresas sem esta preocupação.

Em pesquisas de empresas norte-americanas, as quem têm Propósito chegam a faturar em torno de 1000% a mais que outras.

Joey Reiman, autor e consultor de empresas, diz:

“Quanto mais elevado o Propósito de um indivíduo ou de uma empresa, mais elevados serão os lucros” (Reiman, 2013).

Ele lembra também que, além disso, estas empresas fazem grandes diferenças no mundo e suas marcas são muito mais reconhecidas pela sociedade.

Desenvolver um Propósito não é fácil, resgatá-lo em uma empresa em movimento menos ainda. Porém, como o intuito destes artigos é simplificar ao máximo os principais pontos de um caminho Empreendedor sem ser superficial, mas ao mesmo tempo fazendo-o questionar e refletir sobre o porquê praticar o Empreendedorismo, então irei demonstrar os fundamentos de como encontrar um Propósito e é o que usaremos nos passos seguintes do seu desenvolvimento Empreendedor.

Para ir mais a fundo recomendo a publicação de Joey Reiman: “Propósito: Por que ele engaja colaboradores, constróis marcas fortes e empresas poderosas” (Ed. HSM), no qual alguma parte teórica destes artigos está baseada.

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Descobrindo seu amor pelo seu propósito

Entramos agora na parte que alguns pensem ser a mais piegas e desnecessária.

Confesso que resisti bastante no início em querer entender e aplicá-la, pois como já perceberam toda esta parte “motivacional” do Empreendedorismo não me atrai nem um pouco.

Explico:

Primeiro que estas técnicas de felicidade plena e constante não podem ser receitadas, pois felicidade é individual e cada um entende felicidade e o que o faz feliz de uma maneira suficiente para que esteja realizado.

Outro ponto é tudo que vende-se neste quesito não é para o Empreendedor, é para o trabalhador de maneira geral. Se você é funcionário tem que se manter motivado da mesma maneira que quando tem seu próprio negócio ou terá sérios problemas.

Não basta dar resultados em uma empresa, tem que viver em grupo e para isso é necessário estar de acordo com o grupo e disposto a encarar as dificuldades e “inimigos” da mesma maneira. Enfim, vendem um “pacote sorriso” como se fosse o suficiente para alguém realizar um sonho e não ensinam o porquê ele deve realizar este sonho.

Esta é a grande diferença entre estar motivado (quando alguém tem que te ajudar a fazer isso) e ter um motivo, que é a sua causa em movimento.

A sua causa não é individual já começando pela sua família. Ou alguém pensa: “serei um grande empresário só pra mim”? Não! Você quer a sua causa reconhecida e que traga retorno inicialmente por sua família, depois pelos amigos, depois sociedade e assim vai.

Mas este é o seu mercado? Não. Este é o seu grupo de reconhecimento. Então você precisa ir além deste reconhecimento. É o bem batido “pensar grande”.

Mesmo por que as pessoas mais próximas tendem a duvidar do seu potencial Empreendedor. Não é por ódio, rancor ou inveja, mas por que não sabem lidar com dois principais aspectos da sua mudança comportamental: a maioria dos seres humanos adoram novidades prontas, mas temem o novo; e também pela preocupação da segurança adquirida.

No mundo empresarial encontraremos alguns perseverantes, apesar da exposição sistemática destes casos e dos destaques dado pela mídia eles não são a maioria. A maior parte dos empresários de sucesso se preparou para isso. Possuem uma “bússola” que hoje em dia inicia-se com o Propósito.

Neste momento é que você deve estar perguntando-se então qual a relação família e amigos com o mercado.

Simples: relacionamento e amor.

Isso mesmo! Propósito é o que você mais ama, a sua causa, a sua essência.

Isso faz de você engajado ao seu sonho. A sua essência!

Costumo dizer sempre aos Empreendedores:

“Coragem faz você começar. Propósito faz você continuar!” (Evangelista, 2013)

Ninguém faz nada bem que não ame. Seja um relacionamento pessoal ou profissional.

Isso que determinará para sua empresa a diferença de um bom e de um excelente marketing para o seu negócio.

É o que vai te sustentar para se tornar tudo que deseja ser. É a sua autorrealização e de seu negócio!

No próximo artigo falaremos sobre o que você faria pelas pessoas, e, é claro, porque elas comprariam de você.

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A Eu Quero Clientes lhe deseja Sucesso!

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