O que são Canais no Modelo de Negócio Pessoal

O que são Canais no Modelo de Negócio Pessoal

“Como chegam até Você? / Como Você entrega?”

Organizado e anotado até o momento os tópicos anteriores é hora das pessoas chegarem até você para poder receber o que você tem pra elas.

É preciso que conheçam você, saibam onde você está e de que maneira vão poder ter acesso ao que você tem e ao que você sabe. Ou seja, como podem receber sua Proposta de Valor!

Eu sempre sugiro aos Empreendedores, principalmente aos que estão iniciando sozinhos, que não possuem grande estrutura, e, aos profissionais liberais que tenham Presença Digital. Isto é, estejam profissionalmente na “internet”.

Observação: veremos mais detalhes sobre Presença e Marketing Digital e como fazer nos próximo artigos. Inscreva-se, acompanhe e receba grátis nossos materiais.

Pessoas consomem todo tipo de informação em ambientes digitais, das mais simples, outras inúteis até as de grande complexidade. Tudo dependerá do que estiver disponível a elas e como isso chega a elas.

Esta Presença Digital em uma sociedade em rede faz com que a sua informação chegue muito mais fácil, com menos investimento e de maneira independente para aqueles que precisam do que você tem a oferecer.

Claro que existem diversas formas de chegarem até você, inclusive ainda é muito comum que seus Clientes cheguem da maneira tradicional, ou seja, fora da internet. Principalmente se você tem um ponto físico de atendimento.

O que são Canais no Modelo de Negócio Pessoal - Eu Quero Clientes

Agora para exercitar liste o que você consegue enxergar respondendo as seguintes perguntas:

Como os Clientes descobrem como você pode ajudá-los?

Clientes buscam por algo o tempo todo. Precisam de algo para satisfazer uma necessidade, então que seja você. Pois, você tem o que eles procuram e consegue mostrar Valor no que você faz.

É muito importante que eles saibam onde você está. Seja um ponto físico, como escritório, consultório, clínica ou virtual. Aliás, como disse, mesmo que seja físico tenha sua “presença digital”.

A nova sociedade em rede faz com que cada vez mais Clientes busquem por produtos ou serviços na internet. Um mundo sem volta. Então, liste os “locais” onde você deve e pode estar como site institucional, e-commerce (loja virtual), blog, redes sociais, shoppings, centros comerciais, televendas, catálogos ou até mesmo na sua casa. O importante é que você tenha organizado como os Clientes chegam até você.

Como vão decidir a compra do que você tem a oferecer?

Quando chegarem até você muitos terão decidido o que e como comprar. Agora o seu trabalho é fazê-los comprar de você.

Muitos chegarão já sabendo quem você é e o que faz por que você fez um bom trabalho de presença digital, correto? Caso contrário vão decidir na hora se compram ou não de você.

Se acreditam e enxergam Valor no que você faz ou sabe é neste momento que sua estrutura, mesmo que mínima, tem que ser atraente e seu atendimento perfeito.

Bom atendimento não é diferencial, é obrigação.

Lembre-se que as pessoas sempre esperam muito mais de você do que do concorrente, afinal já que chegaram até você.

Como compram de você?

Decidido por comprar de você é hora mostrar como eles farão isso.

Seu trabalho é externo, atende em local próprio, tem um e-commerce, representa alguém, tem datas agendadas para cursos ou palestras? Escreva o modo que vão ter o que precisam e como pagarão por isso.

Como você vai entregar o que eles compraram?

Isso dependerá exclusivamente do que você vende.

Se você instala antenas de TV terá que ter um transporte para equipamentos e ir até a casa do Cliente. Se você apenas vende antenas de TV o Cliente poderá retirar na sua loja física ou receber em casa pelos Correios ou transportadora o produto que ele comprou em sua loja virtual.

Algo bem simples, porém que deverá estar estruturado para você poder atender o seu Cliente de verdade.

Vender e entregar o que você produz ou sabe.

Muitos Empreendedores se preocupam em apenas vender, vender, vender e não se preocupam como vão entregar isso ao consumidor causando enormes prejuízos a sua própria reputação.

Como você vai garantir que estejam felizes?

Felicidade não se mede.

É percepção e cada pessoa tem a sua.

Porém, é possível entender a felicidade através da satisfação do seu Cliente.

Para que ele esteja “feliz” é necessário que ele tenha uma necessidade, encontre você, sintonize-se com seu Propósito, enxergue Valor no que você faz ou sabe, compre de você e receba tudo que ele imaginou e um pouco mais. Que seja surpreendido por você!

Para entender a satisfação você pode organizar sua gestão de relacionamento com seu Cliente.

Saber quantas vezes ele te procurou e comprou de você novamente.

Inclusive, em modelos mais avançados você começara a identificar as vontades e necessidades destes Clientes e poderá oferecer algo muito personalizado ao que ele busca sempre. Mas, de imediato, você deverá sempre manter contato com seu Cliente depois que ele comprou conversando para saber se está tudo conforme como ele esperava e o que mais ele está precisando.

Em um primeiro contato de pós-venda pode parecer controverso, mas não venda nada mais a ele. Faça isso nos próximos contatos. A não ser que ele demonstre isso em sua conversa.

Comente abaixo suas dificuldades, escreva pra nós.

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